Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Educação em Foco, órgão oficial da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), cumpre papel relevante na instituição e no meio acadêmico. Ela é instrumento divulgador da produção dos seus núcleos de pesquisa, bem como do seu programa de pós-graduação de mestrado e doutorado. Da mesma forma, tem se constituído como interface com a produção científica de outras instituições nacionais e internacionais. Graças ao periódico, damos visibilidade a nossa produção de pesquisa e dissertações e teses defendidas em nosso programa. Os temas tratados por nossas edições nos artigos publicados com a colaboração de inúmeros pesquisadores nacionais e internacionais, com crescente demanda pela comunidade acadêmica, têm servido de intercâmbio com diversas instituições.

A missão deste periódico é participar do esforço de qualificação da Pesquisa em Educação, frente às crescentes exigências das questões educacionais no país e no mundo, integrando-a num espaço acadêmico mais amplo, especialmente o de línguas portuguesa, inglesa e espanhola, que são as de expressão dos nossos artigos.

O nosso público alvo e real são os pesquisadores/professores, bem como estudantes, da área de Ciências Humanas em geral, especialmente o público dos programas de pós-graduação em educação. 

 

Políticas de Seção

Artigos

Compete a esta seção a publicação de trabalhos pertinentes a um eixo temático previamente definido. Há, entretanto, a possibilidade de publicação de outros artigos, fora do eixo temático, provenientes de demanda expontânea.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Apresentação critica de obras recentes ou antigas re-editadas. Seleção aberta e submetidas aos pareceristas. Máximo  de 03 laudas.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Seleção a critério do Conselho Editorial Executivo, aberto a sugestões do Conselho Científico.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Prefácio

Editores
  • Aimberê Amaral
  • Daniel Cavalcanti de Albuquerque Lemos
  • Jader Janer Lopes
  • Luciana Marques
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Apresentação

Editores
  • Aimberê Amaral
  • Daniel Cavalcanti de Albuquerque Lemos
  • Jader Janer Lopes
  • Luciana Marques
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Outras Contribuições

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Expediente

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação - Os originais são submetidos à apreciação prévia do Comitê Editorial Executivo. Se aprovados são encaminhados ao Conselho Científico ou a pareceristas ad hoc (minimo 02). Cabe aos pareceristas recomendar a aceitação, recusa ou reformulação dos trabalhos. No caso de reformulação, os textos deverão retornar aos pareceristas para avaliação final.

Com o sistema duplo-cego  os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também perante estes os nomes dos autores.

O texto deverá ser original, comprometendo-se o articulista em termo que estabelece a sua responsabilidade na garantia da originalidade, bem como do compromisso de não enviá-lo a outro meio de publicação enquanto estiver se processando o aceite.

 

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Periodicidade

A revista Educação em Foco publica três números por ano.

 

Pareceristas ad-hoc


Profa. Dra. Ana  Clea Ayres Moreira - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Brasil

Profa. Dra. Adriana Rocha Bruno - Universidade Federal de Juiz de Fora - Brasil

Profa. Dra. Adriana Silva Thoma - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil

Prof. Dr. Alexandra Garcia Ferreira Lima - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Brasil

Profa. Dra. Ana Dorziat Barbosa de Mélo -Universidade Federal da Paraíba - Brasil

Profa. Dra. Ana Maria Di Grado Hessel - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo  - Brasil

Prof. Dr. Anderson Ferrari - Universidade Federal de Juiz de Fora - Brasil

Prof. Dr. André Silva Martins - Universidade Federal de Juiz de Fora - Brasil                     

Profa. Dra. Beatriz Basto Teixeira - Universidade Federal de Juiz de Fora - Brasil             

Profa. Dra. Carla Simone Chamon - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Brasil

Prof. Dr. Carlos Fernando Ferreira da Cunha Júnior - Universidade Federal de Juiz de Fora - Brasil

Prof. Dr. Carlos Frederico Loureiro - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Brasil

Profa. Dra. Carmen Lucia Vidal Perez - Universidade Federal Fluminense - Brasil

Profa. Dra. Carmen Sanches - Universidade do Rio de Janeiro - Brasil

Profa. Dra. Cristhiane Cunha Flôr - Universidade Federal de Juiz de Fora - Brasil

Profa. Dra. Dagmar de Mello e Silva - Universidade Federal Fluminense - Brasil

Profa. Dra. Daniele Lima Tavares - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Brasil

Profa. Dra. Eliane Borges de Medeiros - Universidade Federal de Juiz de Fora - Brasil

Profa. Dra. Flavia Medeiros Sarti - Universidade Estadual Paulista - Brasil

Profa. Dra. Graziela Serroni Perosa - Universidade de São Paulo - Brasil

Profa. Dra. Hilda Micarello - Universidade Federal de Juiz de Fora - Brasil

Profa. Dra. Ilka Schapper Santos - Universidade Federal de Juiz de Fora - Brasil

Prof. Dr. Julvan Moreira - Universidade Federal de Juiz de Fora - Brasil

Profa. Dra. Leila Maria Ferreira Salles - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Brasil

Profa. Dra. Libânia N. Xavier - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Brasil

Profa. Dra. Luciana Massi - Universidade Estadual Paulista - Brasil

Profa. Dra. Lucila Pesce - Universidade Federal de São Paulo - Brasil

Profa. Dra. Lucyenne Matos - Universidade Federal do Espirito Santo - Brasil

Profa. Dra. Maria Jacqueline Girão Soares de Lima - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Brasil

Profa. Dra. Mariana Lima Vilela - Universidade Federal Fluminense - Brasil

Profa. Dra. Magda Medhat Pechliye - Universidade Presbiteriana Mackenzie - Brasil

Prof. Dr. Maicon Jeferson da Costa Azevedo - Centro Federal Tecnológico do Rio de Janeiro

Prof. Dr. Marco Aurélio Correa Martins - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Brasil

Profa. Dra. Margareth Diniz - Universidade Federal de Ouro Preto - Brasil

Profa. Dra. Maria da Assunção Calderano - Universidade Federal de Juiz de Fora - Brasil

Profa. Dra. Maria Teresa de A. Freitas - Universidade Federal de Juiz de Fora - Brasil

Profa. Dra. Maribel Vergara Arboleda - Universidad de San Buenaventura - Colômbia

Prof. Dr. Matheus da Cruz e Zica - Universidade Federal da Paraíba - Brasil.

Profa. Dra. Maura Corcini Lopes - Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Brasil

Prof. Dr Maxmiliano Lopes - Universidade Federal de Juiz de Fora - Brasil

Profa. Dra. Mylene Cristina Santiago - Universidade Federal Fluminense

Profa. Dra. Norma Trindade - Universidade Estadual de Campinas - Brasil

Profa. Dra. Núbia Aparecida Schaper Santos - Universidade Federal de Juiz de Fora - Brasil

Prof.a Dra. Patricia Medina Melgarejo - Universidad Nacional Autónoma de México UNAM - México

Profa. Dra. Rita de Paiva Magalhães - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Profa. Dra. Rosana Areal - Universidade Federal de Ouro Preto - Brasil

Profa. Dra. Rosangela Francischini - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Profa. Dra. Sônia Clareto - Universidade Federal de Juiz de Fora - Brasil

Profa. Dra. Sônia Miranda - Universidade Federal de Juiz de Fora - Brasil

Profa. Dra. Soraya Napoleão Freitas - Universidade Federal de Santa Maria - Brasil

Profa. Dra. Suzana Lima Vargas - Universidade Federal de Juiz de Fora - Brasil

Prof. Dr. Tarcísio Jorge Santos Pinto - Universidade Federal de Juiz de Fora - Brasil

Profa. Dra. Vera M. R. Vasconcelos - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Brasil

 

Conselho Editorial

Profa. Dra. Cristhiane Cunha Flor  - Editor Chefe

Prof. Dr. Aimbere Guilherme Quintiliano Rocha do Amaral - Editor

Prof. Dr. Alexandre Jose Pinto Cadilhe de Assis Jacome

Prof. Dr. Daniel Cavalcanti de Albuquerque Lemos - Editor

Prof. Dra. Luciana Pacheco Marques - Editora

Prof. Dr. Wilson Alviano Junior

 

 

 

 

Conselho Científico

Conselho Científico Nacional

Prof. Drª Ana Icenicki – Universidade Federal do Rio de Janeiro                                                      

Prof. Dr ª Ana Chrystina Venancio Mignot – Universidade do Estado do Rio de Janeiro              

Prof. Dr. Amarilio Ferreira Junior – Universidade Federal de São Carlos                  

Profª. Drª Carlos Henrique Carvalho – Universidade Federal de Uberlândia            

Profª. Drª Clarice Nunes- Universidade Federal Fluminense                               

Prof. Dr. Cleiton de Oliveira- Universidade Metodista de Piracicaba

Profa. Dra. Daniela Freire - Universidade Federal do Mato Grosso              

Prof.ª Dr.ª Diana Gonçalves Vidal – Universidade de São paulo

Profª. Drª Edméia Oliveira dos Santos – Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Profa. Dra. Flávia Motta - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro  

Prof. Dr. Irlen Antônio Gonçalves- Centro Federal Tecnológico de Minas Gerais

Prof. Dr. José Silvério Baia Horta- Universidade Federal do Amazonas         

Prof. Dr. Laerthe de Moraes Abreu Junior – Universidade Federal de São João Del Rey 

Profª. Drª Lia Ciomar Macedo Faria – Universidade do Estado do Rio de Janeiro           

Prof. Dr. Luciano Mendes de Faria Filho- Universidade Federal de Minas Gerais

Profª Drª Magda Becker Soares- Universidade Federal de Minas Gerais

Profa. Dra. Magda Damiani - Universidade Federal de Pelotas          

Prof. Dr. Marcelo Soares Pereira da Silva – Universidade Federal de Uberlândia 

Prof. Dr. Marcio da Costa – Universidade Federal do Rio de Janeiro

Profa. Dra.  Maria Letícia Nascimento - Universidade de São Paulo                    

Profª. Drª Maria de Lurdes de A. Fávero – Universidade Federal do Rio de Janeiro   

Profª Drª Maria Teresa Assunção Freitas – Universidade Federal de Juiz de Fora

Profª Drª Maria Teresa Eglér Mantoan – Universidade Estadual de Campinas

Profa. Dra. Maria Vilanir Cosme de Carvalho -Universidade Federal do Piaui

Proª Drª Marisa Bittar – Universidade Federal de São Carlos

Profa. Dra. Marisol Barenco de Mello - Universidade Federal Fluminense         

Profª. Drª. Neuza Salim-Universidade Federal de Juiz de Fora                          

Profª. Drª Nilda Alves – Universidade do Estado do Rio de Janeiro                             

Prof. Dr. Osmar Fávero – Universidade Federal Fluminense                               

Profª Drª Rosemary Dore Heijmans - Universidade Federal de Minas Gerais             

Profª Drª Rosimar de Fátima Oliveira – Universidade Federal de Minas Gerais                   

Prof. Dr. Rubem Barbosa Filho – Universidade Federal de Juiz de Fora            

Profª. Drª Sandra Zákia – Universidade de São Paulo                            

Profª. Drª Sonia de Castro Lopes – Universidade Federal do Rio de Janeiro              

Prof.ª Dr.ª Suzani Cassiani – Universidade Federal de Santa Catarina

Profª. Drª Terezinha Oliveira – Universidade Estadual de Maringá              

Prof. Dr. Tiago Adão Lara – Universidade Federal de Uberlândia

Prof. Dr. Ubiratan D. Ambrósio – Universidade Estadual de Campinas                       

Prof. Dr. Wenceslau Gonçalves Neto – Universidade Federal de Uberlândia

Profa. Dra. Zoia Prestes - Universidade Federal Fluminense

           

Conselho Científico Internacional

Prof. Dr. Abdeljalil Akkari – Universidade de Genebra – Suíça

Prof. Dr. Adrian Ascolani – Universidade Nacional de Rosário – Argentina

Prof.ª Dr.ª  Ana Cecilia Vergara Del Solar – Universidade Diego Portales – Chile

Prof. Dr. Antônio Gomes Ferreira – Universidade de Coimbra – Portugal

Prof. Dr. Bernard Fichtner – Universidade de Siegen – Alemanha

Prof. Dr. Gilles Monceau - Université de Cergy-Pontoise - França

Prof. Dr. Guenadi Kravtsov - Universidade Russa de Humanidades - Rússia

Profa. Dra. Elena Kravtsova - Universidade Russa de Humanidades - Rússia

Prof. Dr. Fernando Bárcena – Universidade Complutense de Madrid – Espanha

Prof. Dr. Fernando Hernandez – Universidade Barcelona – Espanha

Prof. Dr. Hubert Vincent – Université de Rouen – França

Profa. Irina Periliguina - Universidade Russa de Humanidadees - Rússia

Prof. Dr. Jean Hébrard – École des Hautes Études en Sciences Sociales – França

Profa. Dra. Julie Delalande - Université Caén- França

Prof. Dr. Leonid Pergamenschik - Universidade Estatal de Pedagogia da Bielorússia - Bielorússia

Prof. Dr. Manuel Sarmento – Universidade do Minho – Portugal

Profa. Dra. Maribel Vergara Arboleda - Universidad de San Buenaventura - Colômbia

Prof. Dr. Michalis Kontopodis – Universidade de Roehampton – Inglaterra

Prof.ª Dr.ª Margarida Louro Felgueiras – Universidade do Porto – Portugal

Prof.ª Dr.ª  Patricia Eliana Castillo Gallardo –Universidade Diego Portales – Chile

Prof.a Dra. Patricia Medina Melgarejo - Universidad Nacional Autónoma de México UNAM - México

Prof. Dr.  Serguei Jerebtsov - Universidade de psicologia Francisk Skorina de Gomel - Bielorússia

Prof. Dr. Vladimir Sobkin  Instituto Federal de Educação da Academia de Ciências da Educação da Rússia - Rússia


 

Política de Ética e Integridade na pesquisa

Essa revista adota os princípios e as diretrizes do CNPq e COPE (Committee on Publication Ethics) sobre a integridade e as condutas éticas que envolvem as publicações no Brasil e em outras nações. Os textos ao serem encaminhados para a submissão devem estar em acordo com as orientações descritas nesses órgãos. Detalhamentos disponíveis em:

CNPq

COPE

 

 

Presentación: Revista Educação em Foco (en Español)

La revista Educação em Foco, órgano oficial de la Facultad de Educación de la Universidad Federal de Juiz de Fora (UFJF), cumple un papel destacado en la institución. Es el instrumento de divulgación de la producción de sus Núcleos de Investigación, al igual que su programa de posgrado de master y doctorado. De la misma manera, ha estado consolidándose como un enlace con la producción científica de otras instituciones nacionales e internacionales. Gracias al periódico, hacemos visibile nuestra producción de investigación, disertaciones y tesis defendidas en nuestro programa. Los temas tratados en nuestras ediciones en los artículos publicados con la colaboración de varios investigadores nacionales y extranjeros tienen una creciente demanda de la comunidad académica, y está sirviendo de canal de intercambio con diversas instituciones.

Por la tanto, la misión de este periódico es participar del esfuerzo de calificación de la Investigación em la Educación, frente a las crecientes demandas de las cuestiones educativas del país y del mundo, integrándola en un espacio académico más amplio, especialmente el de las lenguas Portuguesa, Inglés y Española, que es la de redacción de nuestros artículos.

Nuestro público y objetivo real son los investigadores/profesores, al igual que estudiantes, del área de Ciencias Humanas en general, especialmente el público de los programas de Posgrado en Educación. 

 

Introducing: Educação em Foco Journal (in English)

The Journal Educação em Foco, an official publication of the College of Education, Federal University of Juiz de Fora (UFJF), plays a significant role in the Institution. It publicizes the results of its research centers, as well as its postgraduate programs (masters and doctoral degrees). It also interconnects scientific productions of other national and international institutions. This publication has garnered great exposure for our research and the theses and dissertations defended in our program. In every issue, the topics covered by the articles published with the collaboration of numerous national and international researchers, with a growing demand from the academic community, have promoted the exchange of ideas with several institutions.

 Hence, the mission of our publication is to participate of Research in  Education effort to improve quality, in face of growing demands in educational matters on both national and global levels, by integrating it to a broader academic environment, especially in the Portuguese, English and Spanish languages in which our articles are written.

Our target and real audiences are the researchers/professors, as well as students in the Human Science field, especially those involved in postgraduate programs in Education.