Análise de erros na realização de atividades matemáticas com crianças

Marcelo Henrique Oliveira Henklain, Priscila Mara de Araújo Gualberto, João dos Santos Carmo

Resumo


Buscou-se identificar padrões de erros na realização de atividades matemáticas entre crianças das primeiras séries do Ensino Fundamental por meio da aplicação da bateria de Fioraneli, Castro-Caneguim e Carmo (2011). Participaram quatro crianças, entre sete e 11 anos. Os erros concentraram-se em duas habilidades: operações aritméticas de divisão e multiplicação, envolvendo ou não a identificação de incógnitas nas posições iniciais (a e b), e ordenação de conjuntos segundo critérios específicos. Verificou-se que a construção de baterias e a análise de erros podem ajudar a mapear dificuldades em matemática, sinalizando quais relações ainda precisam ser aprendidas ou aprimoradas, de modo que ocorra uma melhora de desempenho.

Palavras-chave


Análise do Comportamento; Habilidades matemáticas e aritméticas básicas; Padrões de Erro

Texto completo:

PDF


Revista Educação em Foco - Faculdade de Educação - Universidade Federal de Juiz de Fora - MG - Brasil - CEP: 36036-330

E-mail: edufocoufjf@gmail.com

Telefone: +55 32 2102 3656


INDEXADORES:

              

 

  

 

 

          




                  


      

        

 


AFILIADA: